A História da Família Dantas – Rio Grande do Norte e Paraíba

0
2076
conheca-a-historia-da-familia-dantas
conheca-a-historia-da-familia-dantas

O primeiro membro da família Dantas a chegar ao Brasil foi José Dantas Correia, que partiu da Vila de Barcelos, Portugal, direto para Pernambuco, onde fundou o engenho “Fragoso”, nas proximidades de Recife. Casou-se com Isabel da Rocha Meireles nos primeiros anos de 1700, sendo um de seus filhos o ilustre Tenente-Coronel Caetano Dantas Correia.

Caetano, nasceu em 1710 e deslocou-se para a região do Seridó, no Rio Grande do Norte, onde se tornou um dos grandes patriarcas da família Dantas. Casou com Josefa de Araújo Pereira e dessa união gerou vários descendentes, que mais tarde se entrelaçaram com as famílias Azevedo Maia, Araújo Pereira, Batista dos Santos, Lopes Galvão e Fernandes Pimenta. 

O que não se sabia, até pouco tempo, é que Caetano descende de uma linhagem direta de judeus sefarditas de Barcelos, que foram convertidos à força por ordem do rei D. Manoel em 1497, fato já comprovado pelas comunidades israelita, portuguesa e espanhola.

Hoje, os descendentes deste ramo familiar somam milhares de pessoas residentes na região do Seridó e arredores, no Rio Grande do Norte, bem como boa parte dos sertões da Paraíba.

Possui o sobrenome Dantas e quer saber como conseguir sua nacionalidade portuguesa? Envie mensagem pelo WhatsApp e peça mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here