Inicio Blog
Com o objetivo esclarecer as principais etapas da comprovação da descendência judaico-sefardita e como adquirir a nacionalidade portuguesa, a Martins Castro Consultoria Internacional promove o evento Nacionalidade Portuguesa: origem judaica das famílias do RN e CE. No roteiro estão as cidade de Natal (RN) e em Fortaleza (CE), nos dias 6 e 13 de junho respectivamente.
Brasileiros que sonham com o passaporte europeu começam a se preocupar com uma possível revogação da Lei que concede cidadania portuguesa a quem prova a descendência judaico-sefardita (Decreto-Lei 30-A/2015). O Portal Judeus Sefarditas conversou com o advogado Renato Martins, da Martins Castro Consultoria Internacional, escritório especializado no assunto, com sede na capital portuguesa.
De maneira geral podemos dividir o percurso do pedido da cidadania portuguesa pela via sefardita em três etapas.
Está tudo pronto para que as portas sejam abertas. Tão logo a pandemia permita, os visitantes poderão conhecer este espaço dedicado a lembrar a vida dos judeus antes, durante e depois do Holocausto.A data marcada era 20 de janeiro. Nesse dia, o primeiro museu do Holocausto situado na Península Ibérica deveria ter sido...
Não é a biografia de um personagem, mas de um povo, os judeus sefarditas.
Portugal, um país cheio de história e memórias, possui uma extensa rede de museus que ajuda a conservar o patrimônio cultural e histórico imemorial do país.
Cada vez mais pessoas têm recorrido à pesquisa genealógica para documentar os laços com antepassados judeus a fim de garantir a aprovação do processo.
O envio do processo de cidadania portuguesa pela via sefardita, quando não é bem orientado, pode ser indeferido.
O ponto de partida para a cidadania portuguesa pela via sefardita é o estudo genealógico. Por isso, elencamos 4 razões que mostram por que contratar um estudo genealógico.
Alguns erros podem comprometer o andamento do estudo genealógico. Sabendo disso, listamos os erros mais comuns e como pode evitá-los.

Família Leão

Estudos mostram que descendentes de um dos ramos da família espalharam-se pelo sudeste brasileiro, especialmente por Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Conheça os principais mitos sobre a cidadania portuguesa pelos sefarditas e conquiste a sua.