O Abraão do Jaguaribe, Luciano Dias Cardoso Vargas

0
119

É provável que se você não é do Ceará, nunca tenha ouvido falar no Abraão do Jaguaribe, alcunha de Luciano Dias Cardoso Vargas em razão da vasta descendência gerada a partir da zona do rio Jaguaribe no norte do Ceará. Luciano pode não ter a fama de Branca Dias, mas também garante uma ancestralidade sefardita a milhares de pessoas, hoje, potencialmente espalhadas pelo Brasil.

Luciano, português supostamente originário dos Açores, desembarcou em território pernambucano, migrando com a família rumo ao Ceará no início do século XVIII. Com sua mulher, Maria Maciel de Carvalho, e seus 7 filhos (2 homens e 5 mulheres) se estabeleceu no arraial de São João, vila situada pouco abaixo do Boqueirão do Cunha, na zona conhecida como Jaguabariana. Naquele tempo, o arraial era um dos principais pontos de povoamento do Ceará.

COMECE A SUA PESQUISA GENEALÓGICA!

Acredita-se que a escolha por São João teve relação com a profissão de médico exercida por Luciano. A concentração populacional do arraial significava clientela para o Abraão do Jaguaribe. Contudo, a medicina não foi a única atividade exercida por ele na região. Em 1716, juntamente com Simão Ferreira de Guerra e Francisco Gomes Landim, adquiriu um extenso pedaço de terra no Riacho dos Porcos, com o objetivo de criar gado.

Durante muito tempo o vínculo sefardita de Luciano foi incerto. Entretanto, hoje sabe-se da sua ligação com o cristão-novo Dinis Bravo. O historiador Nilton Melo Almeida destaca algumas das famílias que se originaram a partir da prole de Luciano e Maria Maciel.

“Do casal Rosa Maria Maciel – filha de Vargas e de Maria Maciel de Carvalho – e Manoel Pinheiro do Lago, formam-se os Pinheiros, os Nogueiras e suas ramificações, dentre as quais Nogueira de Queiroz, Nogueira de Souza, Nogueira Lima, Campos Pereira, Pinheiro Landim, Pinheiro Maciel, Maciel de Passos e Rodrigues. Uma linha direta liga os Maias oriundos de Russas ao casal Joana Paz (Paes) Maciel – outra filha de Vargas e de Maria Maciel – e João Rodrigues de Aguiar, cuja filha Lusia Maria Maciel casa com Francisco Alves Maia Alarcon”.

COMECE A SUA PESQUISA GENEALÓGICA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here