Os de Paula Leite Barros

0
71

A origem dos de Paula Leite de Barros no Brasil tem início no final do século XVI, quando Pedro Vaz de Barros e seu irmão António Pedroso atravessaram o Atlântico rumo a terras brasileiras. Filhos de Jerônimo Pedroso e Joana Vaz de Barros, eles desembarcaram no Rio de Janeiro. A permanência de Pedro na cidade carioca não durou muito. Já nos primeiros anos do século XVII, migrou para São Paulo, onde se estabeleceu.   

O sobrenome de Paula Leite de Barros se compôs na cidade paulista a partir da união entre famílias, mais especificamente a partir dos descendentes de Francisco de Paula Leite de Barros, tetraneto de Pedro Vaz de Barros, e Maria de Góes Castanho. Curiosamente, Maria era também descendente de Pedro Vaz de Barros e possuía ligação com António Bicudo Carneiro e o sevilhano Bernardo de Quadros.

EU QUERO A NACIONALIDADE PORTUGUESA!

Assim, são duas as possibilidades de ascendência sefardita da família de Paula Leite de Barros: António Bicudo e Pedro Vaz de Barros. Os dois são ascendentes sefarditas reconhecidos e certificados pela Comunidade Israelita de Lisboa. No caso de Pedro Vaz de Barros, seu reconhecimento como cristão-novo se dá através dos processos inquisitoriais de suas irmãs, Lucrécia e Bernarda Pedrosa, condenadas pelo crime de judaísmo.

Com o passar dos anos, os descendentes de Pedro Vaz de Barros migraram da cidade de São Paulo. O principal destino foram os estados do Sul e Sudeste do Brasil. Hoje sabe-se que a família de Paula Leite Barros conta com uma marcante presença na região de Itu (SP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here