Purim: a data mais alegre do calendário judeu

0
201

Celebração que comemora a salvação do povo judeu do plano de extermínio de Hamã na Pérsia antiga, Purim é uma das datas mais importantes do calendário judaico e este ano será celebrado do pôr do sol do dia 25 até o anoitecer do dia 26 de fevereiro.

Purim é a festa judaica que celebra a salvação dos judeus do extermínio na Pérsia antiga. Perseguidos por Hamã, ministro-chefe do rei persa Assuero, os judeus contaram com o papel fundamental de Ester, judia e esposa do rei, para escaparem ao extermínio planejado por Hamã.

Ao saber que o ministro-chefe do rei estava a tentar manipulá-lo para que decretasse a morte de todos os judeus no dia 13 de Adar, Ester, que mantinha sua origem judaica até então em segredo, com inteligência e prudência conseguiu mostrar a Assuero que ele estava a ser manipulado por Hamã.  

Após descobrir a verdade sobre as ações de Hamã, o rei persa determinou a morte de seu ministro-chefe e decretou que os judeus passavam a ter o direito de se defenderem contra seus inimigos e de adorar ao seu Deus. Assim, desde então, anualmente, no 14º dia de Adar, conforme o calendário judaico, o Purim é celebrado.

Tradição

As comemorações do Purim incluem vários costumes. Dentre eles está enviar alimentos a amigos e parentes, bem como incentivar a doação aos mais necessitados. Ouvir a leitura do Meguilat Esther, um dos livros que compõe o Torá, também está entre os ritos que se cumprem no Purim. Nessa data os judeus têm ainda o hábito de comer um doce chamado de “Orelha de Hamã”. Trata-se de uma massa folheada recheada com uvas ou nozes.

Fontes: Confederação Israelita do Brasil, Revista Morashá e Chabad.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here